19 de julho de 2014

"Carolina de Jesus" Você Conhece?..Deveria!

Carolina Maria de Jesus nasceu a 14 de Março de 1914 em Sacramento, estado de Minas Gerais, cidade onde viveu sua infância e adolescência.Carolina teve suas anotações publicadas em 1960 no livro Quarto de Despejo, que vendeu mais de cem mil exemplares.

 Em 1961, o livro foi adaptado como peça teatral por Edi Lima e encenado no Teatro Nídia Lícia, no mesmo ano. Sua obra também virou filme, produzido pela Televisão Alemã, que utilizou a própria Carolina de Jesus como protagonista do longa-metragem Despertar de um sonho (inédito no Brasil).
Oriunda de uma família extremamente pobre que, contrariando todos os indicadores negativos (favelada, semi analfabeta, negra, catadora de lixo, mãe solteira...), tornou-se Escritora/Compositora.
Carolina Maria de Jesus
Na década de 1930, já em São Paulo foi morar na favela do Canindé. Seu sustendo próprio e de seus três filhos foi exercendo a atividade de catadora de papel. No meio do lixo, Carolina, encontrou uma caderneta, onde passou a registrar seu cotidiano de favelada, em forma de diário.

No ano da sua morte (1977), durante entrevista concedida a jornalistas franceses, Carolina entregaria seus apontamentos biográficos, onde narrava sua infância e adolescência. Em 1982 o material foi publicado postumamente na França e na Espanha, sendo lançado no Brasil em 1986, com o título "Diário de Bitita", pela editora Nova Fronteira.
Foi o jornalista e repórter da Folha da Noite Audálio Dantas o descobridor da veia artística de Carolina Maria de Jesus.
Da esquerda para a direita: Carolina Maria de JesusAudálio Dantas (jornalista) e Ruth Souza.
Em 1961 lançou, pela RCA Victor, o disco – “Quarto de Despejo: Carolina Maria de Jesus cantando suas composições".
Desejo que a história de vida de Carolina Maria de Jesus não caia no esquecimento e engendre o aparecimento de várias outras “Carolinas” que, certamente, estão esperando uma oportunidade de mostrar suas artes ao país e ao mundo.
Quer mais Cultura? ( Acesse...AQUI )

Um comentário:

  1. Poxa que SENSACIONAL !!! Não conhecia a vida e a trajetória dessa mulher incrível que deixou para nós o grande presente que foi contar a história da sua própria vida em meio às suas dificuldades diárias. Parabéns por divulgar. Eu não conhecia a história dela e agora fiquei feliz de conhecer esses detalhes graças a divulgação do PORTAL CULTURA LESTE - Parabéns amigo Pedro Moreira, grande incentivador da cultura na zona leste de São Paulo!!!

    Ass Marcelo Bento
    Jornalista/Produtor de cinema
    Projeto Cinema na Zona Leste
    GiGi Maravilha Produções
    www.facebook.com/ProjetoCinemaNaZonaLeste

    ResponderExcluir

Comente aqui!

Destaques

Especial! Mil Postagens - Destaques 2014!

Itaquera em Livro

Escritor Retrata o Bairro de Origem em Livro....

Capoeira

Mês de Agosto comemora o Dia da Capoeira..

Nelson Triunfo

Um dos Percussores do Movimento Hip Hop..

Carolina de Jesus

Mulher Negra e Pobre, Escritora Carolina de Jesus..

David Martins

Minha Vida ainda é o Rock ‘n’ Roll...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...